Feiras e mercados promovem produtos locais na Páscoa em Castro Marim

Desenvolvimento

A celebração da Páscoa em Castro Marim foi marcada pela chegada de vários turistas, que escolhem o concelho para passar estes dias festivos. Da serra ao mar, o sol e as temperaturas amenas brindaram a semana santa e deram lugar às celebrações.

Em Castro Marim, como ponto de referência, as visitas ao Castelo, ícone da vila e do concelho, por onde passaram, durante este período, cerca de 800 visitantes. No Domingo de Páscoa, o mercadinho “Páscoa Doce”, organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, promoveu o melhor do artesanato, produtos tradicionais e doçaria castromarinenses na Praça 1º de Maio. A iniciativa, que contou com muita animação musical, workshops infantis temáticos e pinturas faciais, terminou com um sublime concerto da Banda Musical Castromarinense na Casa do Sal.

No plano religioso, a realçar em Castro Marim, na Sexta-Feira Santa, a procissão do Enterro do Senhor, que reúne dezenas de fiéis e leva pelas ruas da vila o esquife do Senhor morto, seguido por figuras alegóricas que ostentam um véu de luto.

As praias quentes de Altura – Alagoa, Cabeço e Praia Verde – foram o destino de eleição para muitos turistas nestas miniférias da Páscoa. Caracterizadas pelo vasto areal e águas calmas e amenas, foram muitos os que aventuraram já o primeiro mergulho do ano. Um feirinha da Páscoa animou a sede de freguesia, Altura, durante o fim-de-semana, com a venda dos doces típicos desta época festiva, como o folar, mas também com animação musical, a cargo do grupo “Mato Bravo” e do grupo Etnográfico “Leões a Cantar o Alentejo”.

Para os amantes da corrida, o Clube Recreativo Alturense e a Xistarca, organizaram, nos dias 25, 26 e 27 de março, o “Challenge Algarve”, que atraiu equipas de atletismo de todo o país e passou pela Praia da Alagoa, Altura e Castro Marim.

Na promoção de uma política de incentivo às iniciativas culturais e desportivas regulares, a Câmara Municipal de Castro Marim apoiou logisticamente todos os eventos, procurando reforçar a atratividade do concelho e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.