“Mercadinho na Aldeia” estreou com sucesso

Cultura

Pelo primeiro “Mercadinho na Aldeia” passaram cerca de 300 visitantes, sendo a maioria estrangeiros. Artesanato, doçaria, compotas artesanais e produtos hortícolas, foram algumas das delícias levadas por doze produtores locais à estreia desta iniciativa, que acontece na Casa de Odeleite no primeiro domingo de cada mês, entre as 09h00 e as 13h00. 

A par da venda de produtos locais, os visitantes mais curiosos puderam experimentar um atelier de confeção de pão e ainda dançar ao tradicional som do acordeão, trazido pelos acordeonistas João Pereira e Sérgio Conceição.

O “Mercadinho na Aldeia” nasce da vontade de dar um novo dinamismo ao interior do concelho de Castro Marim, numa iniciativa da empresa municipal Novbaesuris em parceria com a Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Odeleite. Aliado à valorização do território e dos seus recursos endógenos, está a promoção da Casa de Odeleite e a revitalização do seu conceito original, já que este espaço singular era, nas primeiras décadas do século XX, um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia, comercializando essencialmente frutos secos, como a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia.

“Os percursos pedestres da freguesia de Odeleite são muito rentabilizados pelos operadores turísticos da região algarvia e esta iniciativa vai alargar a nossa oferta e potencializar a procura por parte dos visitantes”, adiantou a organização.