Passeio deu a conhecer plantas medicinais de Odeleite a dezenas de participantes

Ambiente

Um passeio que decorreu na manhã de domingo, dia 7 de abril, em Odeleite, dinamizado pelo naturopata João Beles, deu a conhecer as plantas medicinais daquele território às dezenas de participantes.

Depois da iniciativa ter sido um sucesso no ano passado, João Beles regressou a Odeleite para descobrir as espécies que ladeiam a ribeira e estão presentes nas ruas da aldeia, explicando o seu uso medicinal e os benefícios associados a cada planta.

Na “Aldeia Florida” de Odeleite a caminhada foi educativa, onde se aprendeu a curar e a viver melhor com as plantas que a terra naturalmente nos oferece. Da calêndula à arruda, da hortelã à tanchagem e até à diabelha, foram dezenas as ervas e plantas ancestrais que se encontraram pelo caminho e sobre elas se aprendeu.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito da programação dos Mercadinhos na Aldeia, que acontecem na Casa de Odeleite no primeiro domingo de cada mês.

João Beles é um naturopata apaixonado pela natureza, pela espiritualidade e pelo conhecimento ancestral, que inspira muitos seguidores, além de acupuntor e professor. É também autor de vários livros sobre plantas medicinais e organizador de retiros e caminhadas na natureza.

Odeleite volta a ser este ano uma “Aldeia Florida” pelas mãos dos seus habitantes, que decoram os seus pátios, janelas e recantos das casas e estabelecimentos com flores, desta vez a pensar no ambiente e na seca, com a utilização de outros materiais sustentáveis, culminando com a festa do 1.º de Maio.

Mais imagens sobre esta notícia: