Tradição do Baile da Pinha cumpriu-se ao som do acordeão

Cultura

Decorreu ontem, dia 5 de março, o mega baile da Pinha de Castro Marim. À iniciativa, que decorreu na Quinta do Sobral, aderiram cerca de 400 pessoas, que fizeram assim cumprir esta liturgia ao som do acordeão, num evento também integrado no programa de animação “Baila Coração Ao Som Do Acordeão”, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim.

Vieram das quatros freguesias do concelho, impelidos pelo gosto pela dança, pelo tradicional e familiar som do acordeão, mas também pelo convívio e pelas amizades que vão fomentando nos muitos bailes e serões de acordeão que acontecem todos os fins-de-semana, nas várias localidades de Castro Marim, integrados no calendário de animação musical “Baila Coração ao Som do Acordeão”.

“Como médico não conheço nada melhor para a saúde física, mental e social do que um baile de acordeão. Quero a minha gente com mais anos de vida e mais qualidade de vida”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que também marcou presença neste encontro.

Neste Baile da Pinha estiveram em palco vários músicos, como Sérgio Conceição, grupo “+ Dois”, “Duo Reflexo”, “Mato Bravo”, Sérgio Conceição, Zé Aníbal, António Saloio e Ângelo Correia, numa magnífica homenagem acordeão, que tem sido uma das bandeiras do concelho de Castro Marim, empenhado em preservar e promover a história do acordeão.

Para este mês, o “Baila Coração ao Som do Acordeão” tem agendados serões em São Bartolomeu (dia 11), Altura (dia 18) e Furnazinhas (dia 25), sempre pelas 21h00.

Esta iniciativa enquadrou-se ainda nas comemorações do 20º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual Castro Marim é membro. Este Rede congrega um conjunto de municípios unidos pela vontade de promover a saúde e a qualidade de vida das comunidades que representam, valorizando, divulgando e promovendo as ações e iniciativas que para isso contribuem. Entra as muitas iniciativas que conduziram o Município de Castro Marim à adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, destacam-se o programa “Baila Coração ao Som do Acordeão”, a implementação dos programas de combate ao tabagismo e de combate à obesidade, os programas de atividade física “Põe-te em Forma” e “Ao Ritmo dos 60” e os rastreios dermatológicos.