Algarve terá 1.ª Plataforma regional do país para a redução do risco de catástrofes

Proteção Civil

Os 16 municípios do Algarve, e ou assinaram ontem o Memorando para a Constituição da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Catástrofes do Algarve (PRRRC do Algarve), a primeira a nível nacional.

Aos municípios juntam-se outras entidades regionais e nacionais, nomeadamente:

• Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL)
  •  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)
  • Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF)
  • Águas do Algarve (AdA)
  • Associação de Turismo do Algarve (ATA)
  • Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA),
  • Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA)
  • Guarda Nacional Republicana
  • Safe Communities Portugal
  • Universidade do Algarve
  • Região de Turismo do Algarve
  • Universidade do Algarve (UAlg).

A plataforma irá promover a articulação da região numa atuação conjunta face a um potencial risco, assente numa estratégia de prevenção e segurança através do conhecimento, inovação, sensibilização, educação, comunicação e participação da sociedade civil. Com base nisto, perspetiva-se o desenvolvimento de atividades para a redução do risco de catástrofes, aumentando a resiliência na comunidade e nas diferentes estruturas dos vários setores.

A Plataforma Regional para a Redução do Risco de Catástrofes do Algarve (PRRRC do Algarve) surge no âmbito do projeto Região Resiliente 2.0 (RR2.0. Um projeto que resulta de uma parceria entre a AMAL, a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e o LabX - Centro para a Inovação no Setor Público da AMA (Agência para a Modernização Administrativa), cujo protocolo foi assinado em 2021.

Esta solução de governança está enquadrada nas normativas internacionais, nomeadamente o Quadro de Sendai e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pretendendo dar resposta a normativos nacionais, como a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030, e apoiar instrumentos regionais, como o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC Algarve).

A data da primeira reunião da PRRRC Algarve está já marcada para o próximo dia 26 de janeiro.