Apresentação do Arquivo Sonoro de Castro Marim

08 Novembro 2023
Horário:
18h00

No dia 8 de novembro, às 18:00, o Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim será palco de um evento que nos levará numa viagem pelo património sonoro do Concelho.

A construção do Arquivo Sonoro de Castro Marim é o resultado de um processo de colaboração entre o projeto Particular Universal, o Município de Castro Marim e diversas entidades e cidadãos do Concelho ao longo de mais de um ano. Esta colecção de “retratos sonoros” foi realizada pelo artista Carlos Norton, entre janeiro de 2022 e março de 2023, e inclui também diversas contribuições de artistas nacionais e estrangeiros que ao longo do curso do projeto Particular Universal realizaram residências artísticas em Castro Marim.

O Arquivo Sonoro de Castro Marim fica como legado tangível do projeto Particular Universal (que entre 2021 e 2023 dinamizou quase duas dezenas de residências artísticas no Concelho), e pretende ser mais que um catálogo de sons de um território - é também e sobretudo uma ferramenta de imersão na dimensão sonora do património histórico, social e ambiental de Castro Marim.

Este acervo estará acessível, gratuitamente, através de um website interativo em Português e Inglês em www.arquivosonorocastromarim.pt, disponível  a partir do dia da sessão de apresentação (8 de novembro). Com aproximadamente 1500 minutos de gravações sonoras e abrangendo uma ampla gama de atividades como a extração de sal, a piscicultura, o fabrico de cestos, a criação de cabras de raça algarvia e a rica avifauna das reservas naturais, este arquivo sonoro reflete a essência viva e diversificada de Castro Marim.

Unindo passado e presente através da experiência auditiva, o Arquivo Sonoro de Castro Marim é um tributo à identidade única e rica desta comunidade e território, preservando-a para as gerações futuras.