The Beekeepers apresenta “TERRA NA ORELHA DO MAR | Residência Artística #2 – Cláudia Martinho e Maria João Ferreira”.
Depois de uma semana em residência, Cláudia Martinho e Maria João Ferreira convidam-nos para uma partilha do processo criativo desenvolvido em residência artística durante uma semana vivida no Moinho das Pernadas e monte envolvente, baseado numa pesquisa histórica e etnográfica, e na recolha de memórias de anciãs da serra e cantares locais.
Durante um passeio ao longo da Ribeira de Odeleite, nasce uma partitura orgânica, imersiva e performativa, como meio de relação corporal e sensorial com a diversidade natural e cultural do lugar. A proposta é abrandar o nosso ritmo, ampliar a nossa percepção e ir ao encontro do essencial, escutando o que nos rodeia.
O ponto de encontro é no Parque Aventura, Moinho das Pernadas e a organização aconselha a que se leve calçado confortável e abrigo quente para o final da tarde, prevendo-se que a atividade termine pelas 18h30.
Durante este processo, as artistas em residência sublinham a colaboração e prestimosa ajuda da Universidade do Tempo Livre de Castro Marim, nomeadamente do núcleo das Furnazinhas, ao Grupo Etnográfico da Associação Amendoeiras em Flor e à Taberna Medieval Velho Cavalinho.
Com esta iniciativa, o Município de Castro Marim pretende também promover o Moinho das Pernadas, bem como outros equipamentos culturais, para a captação de outros projetos de residência artística ou iniciativas culturais.
Biografias
Cláudia Martinho nasceu no Porto em 1977. Após várias colaborações em arquitetura e acústica, dedica-se à investigação e experimentação com arte sonora, música e terapias vibratórias, como meio de sensibilização e conexão com a natureza. A sua prática baseia-se num processo de escuta imersiva e sintonização com o ambiente, para criar ressonâncias entre as qualidades dos lugares e as suas comunidades, humanas e não-humanas, resultando em instalações, performances, oficinas e composições.
Maria João Ferreira nasceu no Porto em 1986. É licenciada em Estudos Artísticos e formada em Interpretação, assim como em Medicina Tradicional Mexicana e Ayurveda. A performance, o cruzamento multidisciplinar, a arte comunitária, o conceito de site specific e a corporeidade são as bases do seu percurso artístico. Atualmente dedica-se ao estudo do baile Flamenco e das Artes Expressivas (Arte Terapia).

The Beekeepers, com o apoio da Direção Geral do Património Cultural e Municípios de Castro Marim e Ayamonte | Parceria com Companhia das Culturas, Casa Independente, Heden e Salmarim