Cristóvão Colombo – O Enigma, filmado no Castelo de Castro Marim


O novo filme de Manoel de Oliveira, Cristóvão Colombo – O Enigma, adaptado do livro de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva foi filmado no Castelo de Castro Marim. A película do patriarca dos cineastas portugueses, gira à volta de um investigador que pretende provar a origem do navegador Cristóvão Colombo, que pode ter sido português. Colombo que como é sabido aportou à América ao serviço da coroa espanhola, considerado italiano de Génova. O realizador Manoel de Oliveira, escolheu as muralhas do Castelo de Castro Marim para rodar algumas das cenas deste seu último filme cheio de aventuras.

As filmagens prosseguem agora nos Estados Unidos da América vindo a terminar na Ilha de Porto Santo, onde se situa a Casa Museu dedicada ao navegador, que ali viveu os seus últimos dias. O actor Luís Miguel Sintra desempenhará o papel de director da Casa Museu de Colombo.
Do elenco fazem parte alguns familiares do realizador, Ricardo e Jorge Trêpa, desempenham dois dos papéis principais. Também Manoel de Oliveira e a esposa Maria Isabel Carvalhas participam no filme, como actores.
José Estevens, Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim diz-se orgulhoso pelo facto do Mestre Manoel de Oliveira ter elegido o castelo de Castro Marim para filmar algumas das cenas do seu novo filme, “Cristóvão Colombo – O Enigma”.
“É, seguramente, um enorme privilégio para o Município de Castro Marim receber um dos nomes maiores do cinema português e vir associado o nome desta terra ao filme. Estamos pois muito felizes por isto ter acontecido”.