Equipamentos

Atualmente, o Agrupamento de Escolas de Castro Marim é constituído por quatro escolas que oferecem valências desde a Educação Pré-Escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, tanto através da oferta dos cursos gerais, como do Programa Integrado de Educação e Formação.

E.B.1 / J.I. de Altura                                          

8950 Altura

Telefone: 281956434

E.B.1 / J.I. de Castro Marim

8950 Castro Marim

Telefone: 281531605

E.B.1 de Odeleite

8950 Odeleite

Telefone: 281495372

E. B. 2, 3 de Castro Marim

8950 Castro Marim

Telefone: 281510170

Mais imagens relacionadas: 

Refeitórios Escolares

Como competência da Autarquia, é assegurada a organização e gestão dos refeitórios escolares, bem como do serviço de refeições pré-confecionadas nos estabelecimentos de educação Pré-escolar e do 1ºciclo do Ensino Básico. Responsabilidade esta, que está a cargo da Empresa Municipal NovBaesuris.

É feita supervisão do serviço prestado nos refeitórios, no sentido de garantir um serviço de qualidade que contribua para a criação de hábitos de alimentação saudáveis e promotores de um desenvolvimento equilibrado das crianças.

Centro Escolar de Altura | Centro Infantil de Castro Marim | EB1 Odeleite

 

Os alunos que frequentassem o ensino no concelho de Castro Marim até ao 12.º ano de escolaridade tinham acesso a passes escolares gratuitos. Era uma medida municipal de apoio à educação, que agora sofre alterações, e deixa de fazer sentido.

Por força da Portaria n.º 7-A/2024, de 5 janeiro, estes passes continuam a ser gratuitos, mas de uma forma genérica para todo o país, para estudantes na sua área de residência, apesar do procedimento para a sua obtenção ser diferente, deixando de fazer sentido a medida municipal.

Todos os alunos que utilizem as carreiras de transporte coletivo de passageiros, com idades entre os 4 anos e o dia em que completam 19 anos, poderão beneficiar de um passe gratuito.

Todos os atuais passes estudante são agora automaticamente designados por passes “Sub 18+TP”, não sendo necessária qualquer mudança de cartão.

As emissões e substituições, além do funcionamento destes passes, passam agora a ser da responsabilidade dos operadores de transporte coletivo de passageiros e tratados diretamente no Terminal Rodoviário de Vila Real de Santo António ou noutro terminal rodoviário da região algarvia.

Assim sendo, a partir deste mês, o Município de Castro Marim deixa de tratar do processo dos passes utilizados pelos estudantes no transporte coletivo de passageiros.

O Município de Castro Marim continuará com o funcionamento de outros apoios de transporte escolar, nomeadamente os quatro circuitos desde o interior do concelho até Altura, Castro Marim e Odeleite, que não têm meios de transporte público disponíveis na sua área de residência.

Estão também disponíveis os apoios ao transporte de alunos de ensino especial e com necessidades especiais desde várias localidades, mesmo fora do concelho, para o Agrupamento de Escolas de Castro Marim e para a Fundação Irene Rolo.

Mais informações aqui.

Mais imagens relacionadas: 

No âmbito do Programa Especial de Reordenamento da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara Municipal realizou obras de requalificação nas escolas do 1º ciclo do Concelho.

A intervenção desenvolvida contemplou trabalhos de reabilitação, preservação e valorização dos edifícios e espaços exteriores, o que potenciou um aumento da valência espacial e funcional do edifício. O projeto contemplou igualmente a aquisição de mobiliários e materiais didáticos, dotando as escolas com novas condições de funcionalidade, segurança e bem-estar para professores e alunos.

Neste seguimento da política de recuperação e requalificação do parque escolar, a Câmara Municipal de Castro Marim aumentou o número de equipamentos informáticos, apetrechando cada sala de aula com 1 computador e 1 impressora, ligação à internet, e fornecimento de software educativo adequado aos conteúdos programáticos do 1º ciclo.

A escola de Altura foi o único estabelecimento de ensino onde não ocorreu qualquer intervenção de reabilitação urbanística. Os alunos desta área geográfica puderam beneficiar com a edificação de um novo Centro Escolar, inaugurado a 31 de Maio de 2009, mas a funcionar desde Setembro de 2008.

Esta infraestrutura construída de raiz, com as valências de ensino pré-escolar e 1ºciclo, destina-se a servir a comunidade escolar da freguesia de Altura e do concelho, tem capacidade para cerca de 200 alunos, dos quais quase 50 crianças integram o ensino pré-escolar com duas salas de atividades. Integra uma área total de 3.200 m2 e é constituída por 2 pisos com 10 salas, que se distribuem de modo equitativo por salas de aula, sala de docentes, biblioteca, sala de informática, sala polivalente, refeitório e áreas técnicas. Exteriormente abrange uma área de 1500 m2, na qual foram criados espaços ajardinados, campo de jogos, recreio e um parque infantil.

A obra do Centro Escolar de Altura representa um investimento de 1 milhão de euros, o que é bem demonstrativo da qualidade do trabalho levado a cabo na área da educação no concelho de Castro Marim.