Milhares reviveram tradições em mais uma edição de sucesso da Terra de Maio
A aldeia do Azinhal esteve em destaque no passado fim de semana, entre os dias 23 e 25 de maio, com mais uma edição da Terra de Maio, a Feira da Cabra que acolheu milhares de visitantes que pretendiam reviver as tradições algarvias e desfrutar de música portuguesa.
Os saberes e sabores da Cabra de Raça Algarvia estiveram, mais uma vez, em destaque por todo o recinto, com a exposição de espécies deste animal e ainda a sétima edição do Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia que fez as delícias dos presentes.

A nível de espetáculos musicais, os grandes destaques deste ano foram Rebeca, Quim Barreiros e Sons do Minho, continuando assim a aposta do Município de Castro Marim na música portuguesa, além de atuações de outros artistas como Pardais à Solta, Grupo +2, Sérgio Conceição e Hugo Madeira, Charanga los del Ruedo, Rancho Folclórico do Azinhal e Acordeanima.
Outro dos pontos altos deste evento que decorreu no Centro Multiusos do Azinhal foi o habitual seminário sobre temas como a Gestão da Água e Regadio e a Produção Agrícola, com a participação da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Guadimonte.
Uma das apresentações contou com a participação do engenheiro Macário Correia com uma retrospetiva sobre o Plano de Gestão Hídrica, mas também sobre a futura Barragem da Foupana e os seus possíveis cenários de localização.
O edifício principal acolheu a apresentação de novos produtos da Queijaria do Azinhal e ainda showcookings da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e da Confraria do Atum.
Os showcockings contaram ainda com a participação especial do chefe Arnaldo Correia, do Orangea – Hotel Ozadi, do chefe Hugo Martins, do Hotel Vila Petra Albufeira e natural do Azinhal e que já dá cartas a nível regional, Ricardo Luz, do Authentic e vencedor do prémio Chefe Cozinheiro do Ano 2019 e Jeferson Dias, do Al Sud – Palmares e vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano 2023.
Decorreu também o concurso que premiou os produtores da Cabra de Raça Algarvia, que este ano contou com uma participação alargada de produtores de toda a região e do Alentejo, além da valorização de outros animais de raças autóctones como a Ovelha Churra, outra espécie que se pretende dar valor no território do Baixo Guadiana, havendo já uma produção instalada.
Nesta atividade destacou-se a nova geração de jovens caprinicultores, com outro conhecimento, mas com a mesma paixão pela manutenção da raça.
A Terra de Maio contou ainda com demonstrações equestres, atividades infantis, feira de produtos regionais, demonstrações de artesanato, tiro com arco, workshops e ateliers.
Associado ao evento existiram outras iniciativas promovidas por privados e por associações locais, como por exemplo o 7.º Passeio Informal de Motorizadas Antigas, organizado pela Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, com cerca de 100 participantes.
A Terra de Maio foi organizada pelo Município de Castro Marim, em colaboração com a Junta de Freguesia do Azinhal.