Alunos de Castro Marim em visita à Caravela Vera Cruz

Educação

Cerca de 500 alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim estão hoje a visitar a Caravela Vera Cruz, fundeada no porto de Vila Real de St. António, da Estação Náutica do Baixo Guadiana, para começar, amanhã, dia 28 de maio, o cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”. A partida contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas, embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante o período dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI. Pode ainda visitá-la até às 19h00 do dia de hoje.

Uma visita educativa, proporcionada pelo Município de Castro Marim, assume primordial importância por se tratar de promover o património náutico nacional, intrinsecamente ligado à história e ao património de Castro Marim. A mítica viagem da “Barca de Pedra”, que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegou entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de ligação forte com Santiago, sendo um deles o de Castro Marim.

O Cruzeiro Inaugural terminará no dia 13 de junho em Santiago de Compostela, a percorrer aproximadamente 500 milhas náuticas e cerca de 12 km a pé.

Saiba mais em https://www.caminhomaritimodesantiago.pt/portos-algarve.

Sobre a Estação Náutica do Baixo Guadiana:

A Estação Náutica do Baixo Guadiana (ENBG), iniciativa da Estação Naval do Guadiana, foi criada em 2019 com o objetivo de diversificar a oferta deste destino turístico e atrair um outro tipo de visitantes.

O Município de Castro Marim é um dos membros fundadores da ENBG, que une o território dos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte. São mais de 30 as entidades, públicas e privadas, que integram a parceria, desde administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, clubes náuticos, marinas e portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros.

O principal objetivo desta Estação Náutica é a afirmação da região Baixo Guadiana enquanto destino náutico, proporcionando uma oferta turística integrada e de qualidade, que consiga fazer frente ao problema da sazonalidade comportado pelo conceito turístico de “sol e mar”.