Apresentada Navegabilidade do Rio Guadiana
Decorreu, no passado dia 20 de novembro, a apresentação do projeto de navegabilidade do rio Guadiana, com a presença do Secretário de Estado do Mar, Pedro do Ó Ramos.

A cerimónia decorreu durante o percurso fluvial Alcoutim-Vila Real de St. António e reuniu vários autarcas da região Baixo Guadiana, entre outros representantes das entidades cooperantes neste processo, agora, e 30 anos depois, uma ambição dos algarvios concretizada.
A obra de desassoreamento da barra do Guadiana foi promovida pelos governos de Portugal e Espanha e devolveu a navegabilidade à foz do rio Guadiana, um contributo imprescindível ao desenvolvimento do potencial marítimo-turístico do território. Em causa esteve a recuperação de uma profundidade mínima de 3,5 metros e cota de serviço -2.00m Z.H. e o assinalamento marítimo do canal, numa extensão de 31km.
“É uma luta de muitos anos e para quem nasceu ao lado do rio, como eu, e que viveu momentos de aflição pela inexistência desta obra, é motivo de regozijo a presença do secretário de estado para inaugurar mais este contributo para a exploração económica deste rio, que é a maior marina natural da Europa”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, durante a cerimónia de apresentação.
A intervenção, avaliada em cerca de 750 mil euros, foi financiada pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), em Portugal conduzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.