Castro Marim lança novos APOIOS EDUCATIVOS, bolsas de estudo, de mérito e investigação

Educação

Uma das maiores apostas do Município de Castro Marim traduz-se no desenvolvimento do território, o que passa pelo avultado investimento realizado no âmbito das políticas sociais e de educação.

Todos os anos são realizados apoios educativos, que visam, precisamente, criar e democratizar as condições e oportunidades das crianças e jovens do concelho na prossecução dos seus estudos. Este ano letivo – 2022/23 - o Município de Castro Marim vai lançar alguns destes auxílios e reforçar outros, nomeadamente as bolsas de estudo, este ano com algumas alterações ao Regulamento em vigor.

A atribuição de bolsas de estudo a agregados mais carenciados é realizada a estudantes de ensino secundário e superior, sendo que têm agora de fazer prova do pedido de bolsa também através dos serviços académicos da universidade. Passa a ser condição de não admissão a falta de articulação com os serviços sociais das respetivas universidades.

Acrescem novas bolsas para o mérito e investigação (candidaturas até 31 de outubro), independentes da condição social. A introdução de novas modalidades de apoio é uma iniciativa que procura uma maior justiça na atribuição das bolsas de estudo, mas também um reconhecimento municipal a alunos que se destacam pelos resultados escolares.

As bolsas de investigação têm um processo autónomo, e podem ser atribuídas em função dos despachos municipais que sairão anualmente.

Além das bolsas de estudo, a autarquia castromarinense oferece os livros de fichas (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) a todos os alunos do 1º ciclo que frequentem o Agrupamento de Escolas de Castro Marim. No total, serão cerca de 300 os alunos abrangidos por esta iniciativa. A Câmara Municipal de Castro Marim divulgará, posteriormente, o período de entrega dos livros de fichas, advertindo que, uma vez que já está garantido este apoio, não haverá depois lugar a reembolsos para os encarregados de educação que optem por comprá-los.

De novo, serão financiadas as refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1º Ciclo, assim como, aumentados os auxílios económicos para aquisição de material escolar do 1º ao 3º Ciclo do Ensino Básico.

Assegura ainda esta autarquia a Componente de Apoio à Família num horário mais alargado, para crianças que frequentem o ensino pré-escolar: 08h00-18h30.

Ao abrigo do novo regulamento, passamos a financiar 100% dos passes escolares aos estudantes do concelho, incluindo ensino secundário e do ensino profissional que utilizem transporte público coletivo. Mais se informa que o requerimento e não utilização dos passes escolares, motivam a suspensão da gratuitidade.

Por fim, no âmbito das transferências de competências das escolas para as autarquias, o Município de Castro Marim alargou a sua oferta educativa e, em articulação com o agrupamento de escolas, passa a dar uma resposta efetiva às Atividades de Enriquecimento Curricular AEC´S, disponibilizando técnicos da autarquia para a dinamização das mesmas. A partir do arranque deste ano letivo, estas atividades  serão asseguradas pelos professores de expressão físico-motora, na dinamização de atividades física e desportiva, e pela educadora Fátima Valentim, nas AEC´S de Arte, Ciência e Ambiente. Serão, ainda implementadas as disciplinas de TIC, Inglês e Música pelo Prof. Nelson Ramiro.

Este é um grande esforço do Município de Castro Marim no apoio às famílias, comunidade educativa, jovens e crianças, contribuindo para uma descriminação positiva do território. Com o novo regulamento, procura-se ser mais abrangente no apoio, mas também tornar o processo mais justo e mais escrutinado, no sentido da justiça e equidade social.