Concelho de Castro Marim com três novos Espaços do Cidadão.

Foram ontem visitados pelo Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, os três novos Espaços do Cidadão no concelho de Castro Marim - Altura, Azinhal e Odeleite. O último, o Centro de Intervenção, Desenvolvimento e Apoio à Freguesia de Odeleite (CIDAFO), foi também inaugurado, no âmbito da Festa em Honra de N. Sra. da Visitação, que decorreu durante o fim-de-semana.

Na cerimónia de inauguração do CIDAFO estiveram, além do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, o presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias, e o Padre Agostinho, que abençoou o novo edifício, antiga Casa da Paróquia.

“Este Centro vem trazer justiça à vida dos idosos, que assim têm o apoio técnico necessário para aceder aos serviços e evitam as deslocações à vila, onde estavam centralizados. A freguesia de Odeleite sofre do mesmo problema que assola todo o interior do país, o envelhecimento e a desertificação, mas eu acredito que conseguiremos dar a volta, com os projetos que temos vindo a desenvolver, como a praia fluvial, a rede de rega e a estalagem, com a nossa rica gastronomia e a simpatia e humildade das nossas gentes, que atrai cada vez mais turistas”, sublinhou o autarca de Castro Marim, Francisco Amaral.

Esta descentralização administrativa, que priorizou as freguesias periféricas, foi também elogiada pelo Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, que referenciou Castro Marim como um exemplo nacional.

O Espaço do Cidadão de Altura irá funcionar provisoriamente na antiga Escola Primária, até ao término das obras do Mercado de Altura, já contratadas e a iniciar a princípios de Setembro de 2015. No Azinhal, localiza-se no edifício da Casa do Povo. Nos Espaços do Cidadão é possível tratar de um leque de cerca de 90 assuntos variados, de mais de 15 serviços públicos, facilitando a relação entre o Estado e os cidadãos. É possível, por exemplo, renovar a carta de condução, entregar documentação para a ADSE ou alterar a morada no Cartão de Cidadão. A lista de assuntos e serviços disponíveis está a ser progressivamente alargada.

Com a abertura destes três Espaços do Cidadão, o Algarve passa a dispor de 16 Espaços do Cidadão.