Conferência sobre as Migrações como Sinal dos Tempos, com António Vitorino, em Castro Marim

Cultura

O Mercado Local de Castro Marim acolheu um encontro com o tema “As Migrações como sinal dos tempos” na sexta-feira, 27 de setembro, onde se debateu a atualidade e a importância desta temática na sociedade e aquilo que poderá trazer para o futuro.

Esta sessão teve como convidado especial António Vitorino, que preside o Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, que refletiu sobre o tema, incluindo os refugiados, acompanhado do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas e do padre Tiago Eira Pereira, da Paróquia de Castro Marim e Monte Gordo, das suas comunidades e de outros interessados no tema.

A iniciativa pretendeu que todos possam compreender o fenómeno da migração e a sua influência na sociedade, além do reflexo que poderá ter na experiência religiosa dos cidadãos do futuro.

Os presentes destacaram a necessidade de se criar um pensamento positivo sobre as medidas a tomar e a ajustar sobre os fluxos migratórios, especialmente aqueles que marcam a vida e o dia a dia da sociedade em Portugal.

Foram ainda levantadas questões de fundo, determinantes e importantes, como a dignidade humana, a necessidade de controlo de fronteiras e de acolhimento em função da dimensão e da capacidade de acolhimento que Portugal dispõe.

Atualmente o nosso país passou a ser um destino para aqueles que olham para Portugal como uma oportunidade, além do território nacional também sentir a necessidade destas migrações.

Com a sociedade em mudança, é necessária consciência e conhecimento, além de diálogo, concertação e de garantir a coesão das comunidades.

O encontro foi organizado pelas Paróquias de Monte Gordo e Santiago (Castro Marim), em parceria com o Município.

Mais imagens sobre esta notícia: