Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António (RNSCMVRSA) é uma zona húmida de importância internacional e foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal em 1975, sendo uma das mais importantes zonas húmidas do país. Viveu ontem, dia 2 de abril, o seu Dia Aberto, numa iniciativa que celebrou uma ‘Reserva Viva’, que promove preservação da biodiversidade em aliança com o crescimento sustentável das atividades económicas aqui presentes, como a salinicultura, e da atividade turística/lazer.

A sessão de abertura foi realizada pelo presidente da Comissão de Cogestão e presidente do município de Castro Marim, Francisco Amaral, pelo diretor regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Castelão Rodrigues, e pelo vereador do município de Vila Real de St. António, Álvaro Leal. Constituem ainda a referida Comissão, a Universidade do Algarve, a Associação de Defesa do Património de Mértola, a Cooperativa Terras de Sal, a Associação Odiana e a Associação Naval do Guadiana, um modelo de gestão de proximidade, que tem por base um protocolo de colaboração técnica e financeira entre a AMAL, o ICNF e o Fundo Ambiental.

Uma iniciativa de mérito, que promove todo o potencial da Reserva e o trabalho desenvolvido, sobretudo ao nível da sensibilização ambiental, associando componentes lúdicas e culturais, que apresentam um leque de atividades que esta zona pode oferecer.

Mais informações sobre a RNSCMVRSA em AQUI.