Dia dos Vizinhos comemorado com convívios

Cultura

É sempre na última terça-feira do mês de maio que se celebra o Dia dos Vizinhos em Portugal e Castro Marim não deixou a data passar. Em Furnazinhas, na freguesia de Odeleite, juntaram-se ontem num animado convívio e em Castro Marim a data foi celebrada já no dia 21 de maio. Os festejos foram organizados pelas juntas de freguesia locais, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

Celebrar os valores de solidariedade, fraternidade e tolerância entre todos, é o principal objetivo desta comemoração, que pretende promover a socialização e potenciar a solidariedade local.

A ideia de criar o “Dia dos Vizinhos” nasceu na cidade de Paris, em 1990, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram a associação "Amigos de Paris", no 17º bairro da cidade francesa, com o objetivo de aproximar as pessoas contra o isolamento. Em 1999, a associação lançou a primeira festa dos vizinhos, juntando 800 pessoas. Em 2004, o evento é alargado a outros países europeus e é criado o “Dia Europeu dos Vizinhos”. Portugal aderiu à iniciativa em 2005. Em 2006 já eram 22 países a festejar a data com mais de 6 milhões de cidadãos a celebrar a data e, em 2011, a data torna-se mundial e passa a ser designada por “Dia Mundial dos Vizinhos”.