Grupo de Dança ARUTLA celebrou 20 anos

Educação

O grupo de dança das ARUTLA celebrou este sábado o seu 20º aniversário, com um espetáculo que decorreu no Polidesportivo de Altura e que reuniu também as antigas alunas da formação. Um momento marcante, que reuniu toda a comunidade numa homenagem ao trabalho desenvolvido por esta escola, que tem acolhido e dado corpo à paixão de centenas de crianças e jovens do concelho de Castro Marim.

As ARUTLA, espelho do nome de Altura, começaram por ser um pequeno grupo de amigas movidas pela mesma vontade e paixão pela dança, uma iniciativa acolhida e apoiada pelo Clube Recreativo Alturense, onde se mantêm até hoje. Mas hoje são mais de 70 alunas, entre os 6 e os 17 anos, coreografadas pela professora Laura Pook que trabalha diariamente as competências psicomotoras e psicossociais destas jovens, procurando não só o ensino da dança mas sobretudo o desenvolvimento de um projeto inclusivo.

O espetáculo deu também lugar a palavras de agradecimento da comunidade às ARUTLA, pela voz da vice-presidente da câmara municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e da presidente da junta de freguesia de Altura, Nélia Mateus. Foi realçado o trabalho educativo extraordinário, sendo um projeto que confere grande visibilidade ao Clube Recreativo Alturense e ao território e por isso merece todo este apoio institucional da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

“Este projeto nasceu de um amor parental, quando Luís Cristina desafia a sua filha a criar um grupo de dança em Altura. E é esse mesmo amor que nos traz aqui hoje, enquanto pais, avós, tios, amigos, porque é com a sua força e motivação que estas maravilhas se desenvolvem e criam”, realçou ainda vice-presidente Filomena Sintra, acrescentando que Laura Pook, mais que a professora de dança das ARUTLA, tem sido também amiga, tutora e mãe na dedicação que coloca em cada uma das suas alunas. “A passagem pelas ARUTLA é um pilar na construção destas crianças e jovens. Se a Laura diz que aqui veio para ajudar e hoje o grupo é a sua vida, nós pais dizemos que a sua passagem marca a vida dos nossos filhos e nosso coração”, concluiu.