IFRRU 2020 – Câmara Municipal de Castro Marim emite mais um parecer de enquadramento de localização do imóvel

Desenvolvimento

Deu entrada no dia 6 de junho um pedido referente a obras de reconstrução, alteração e conservação de um edifício localizado na Rua Maria Emília do Carmo Baptista da Silva, em Castro Marim, cujo promotor pretende candidatar ao Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas – IFRRU.

Trata-se de um prédio com uma área de total de 364,20 m2, tendo previsto 174,21 m2 de área de implantação e 331,30 de área de construção, destinado a habitação unifamiliar com uma tipologia T6.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Castro Marim já emitiu o parecer de enquadramento da localização do imóvel, para que lhe seja garantida a elegibilidade durante o processo de candidatura ao IFRRU 2020.

A Câmara Municipal de Castro Marim é uma parceira ativa em todo o processo de candidatura IFRRU 2020, disponibilizando aos interessados, através da Unidade Orgânica de Administração Urbanística, Ambiente e Serviços Urbano, o apoio técnico no sentido de sensibilizar, esclarecer, informar, agilizar e desburocratizar todos os procedimentos a quem, pretenda investir na conservação e/ou reabilitação do edificado.

A formalização de candidaturas é simples e faz-se em três passos, sendo que para dar início ao mesmo deverá ser solicitado desde logo à Câmara Municipal o parecer de enquadramento da localização do imóvel.

Para permitir a escolha das melhores soluções para aumentar a eficiência energética do imóvel a reabilitar um perito qualificado deverá realizar a Certificação Energética e por fim poderá ser feito o pedido de empréstimo junto dos quatro bancos selecionados para atuar no âmbito do IFRRU 2020: o Santander Totta, o Banco Português de Investimento (BPI), o Millennium BCP e o Banco Popular Portugal.

Relembramos que as candidaturas a financiamento estão abertas desde o dia 30 de Outubro. Desde então, assegura em comunicado a estrutura de gestão, “são já mais de uma centena os projetos de reabilitação de edifícios, localizados em áreas de reabilitação urbana, que em todo o país estão a ser analisados no âmbito do IFRRU 2020”.