Ilustrador Elias Gato apresentou Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce na Casa do Sal
“Vir de Lisboa e ver, ainda na estrada, o meu castelo, é emocionante”. Foi assim, de uma forma apaixonada, que Elias Gato, vencedor do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce na categoria de Ilustração, descreveu o regresso à sua terra natal, Castro Marim, onde apresentou, no passado sábado, na Casa do Sal, o livro “Orlando, O caracol apaixonado”, ilustrado por ele e escrito por Sérgio Mendes.
Acolhido por um público orgulhado e comovido, Elias Gato agradeceu a presença de todos, revelando estar a viver um sonho, “estar aqui, em Castro Marim, a apresentar uma coisa feita por mim”. “São as pessoas que dão massa e alma aos nossos territórios”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, sublinhando o orgulho de Castro Marim no jovem conterrâneo, “que, além de artista, é uma pessoa com uma grande humildade e com uma grande ligação à sua terra”, ligação esta que Elias diz fazer questão de realçar nos mais variados reflexos da sua vida.
Elias Gato cresceu em Castro Marim, onde cedo descobriu o gosto pela ilustração e o cartoon. Esta paixão fê-lo prosseguir os estudos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou em Pintura, e depois no Instituto de Educação, onde se tronou professor de Artes Visuais. Desde então, tem trabalhado na área de Educação, seja como voluntário numa ONGD ou como animador no Museu de Eletricidade.
“Orlando, O caracol apaixonado”, uma história de amor, mas também de união, amizade e coragem e que, por coincidência, homenageia também, na escolha do seu protagonista, um dos maiores eventos de Castro Marim, o Festival Internacional do Caracol. Como se pode ler nesta obra, um livro que veio reforçar a ligação de Elias à sua terra, “lugar onde estes moluscos saídos da casca são reis”. Por esta razão, e aceitando um repto da autarquia castromarinense, a Teatroteca do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, vai adaptar a história a uma peça de teatro, que deverá estrear na próxima edição do Festival Internacional do Caracol, em maio de 2016.