Inaugurada nova mostra na Casa do Sal - “Mercados no Algarve ao longo dos tempos”

Cultura

Foi ontem inaugurada na Casa do Sal a mostra “Mercados no Algarve ao longo dos tempos”, patente até ao dia 21 de maio. “Mercados no Algarve ao longo dos tempos” é uma mostra fotográfica coletiva, atual e retrospetiva dos mercados de rua, mensais ou semanais, e feiras anuais e expõe também bilhetes-postais ilustrados. Com o valor etnográfico imortalizado, mesta mostra é feita de imagens de grandes fotógrafos, como o Artur Pastor.

Na inauguração a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, sublinhou o contributo desta mostra na preservação da “nossa memória histórica” e apelou à passagem pelo mercado de Castro Marim, realizado no 2º sábado de cada mês, cada vez mais cheio de gente e de vida, que se pretende fazer passar também pela Casa do Sal.

Para além de ser um orgulho para Castro Marim ser o primeiro sítio onde a mesma acontece, nesta parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Universidade do Algarve, será também um contributo para a investigação do Professor Doutor Nuno Loureiro, que, no próximo Mercado de Castro Marim, dia 14 de maio, acompanhará a reação dos feirantes na observação destes registos fotográficos.

“O mercado de Castro Marim é certamente dos mercados mais divertidos de todo o Algarve e uma das coisas que o faz assim é o grupo dos ‘Mato Bravo’ e os acordeonistas, esta animação que se gera e o convívio que isso comporta”, declarou Nuno Loureiro.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.