Município de Castro Marim entrega prémios aos estabelecimentos aderentes dos Dias Medievais de 2024
O Município de Castro Marim entregou na quinta-feira, dia 23 de janeiro, os prémios aos estabelecimentos aderentes dos Dias Medievais de 2024, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Dos 14 estabelecimentos aderentes da edição do ano passado, o pódio ficou composto por “Encontro d’Amigos”, mini mercado “Rita Pena” e “Casa da Ordem” em primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os restantes estabelecimentos receberam um certificado de participação.
Esta iniciativa é um estímulo à participação e envolvimento da comunidade naquele que é um dos maiores eventos do verão algarvio, que está de regresso em agosto deste ano com muitas novidades.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, referiu que “ao longo dos anos, esta iniciativa ligada aos Dias Medievais tem contribuído para a notoriedade do evento, e acima de tudo tem-se revelado um estimulo à participação ativa, enquanto recriação de criativos cenários e caracterização de muitos colaboradores que passam a entrar como figurantes”.
“Atualmente grande parte dos pequenos comércios locais da vila agarram-se ao potencial de vendas durante o evento. Passou a ser essencial o acontecimento para a sua sustentabilidade. Por outro lado, as sementes lançadas durante aqueles cinco dias já inspiram alguns empreendedores locais para continuar a sua marca todo o ano, como por exemplo a loja Casa da Ordem, o Velho Cavalinho, a Tasca Medieval e também a cerveja Senescal”, salientou.
Filomena Sintra acrescentou ainda que “mais do que um concurso, há um reconhecimento do envolvimento de todos, para a afirmação da imagem dos Dias Medievais”.
Os resultados desta classificação são deliberados por um júri composto por elementos do Município de Castro Marim, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, da associação Odiana e do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.