“Nós não podemos ter um país a duas velocidades”, declarou Ministro Poiares Maduro em Castro Marim
“Nós não podemos ter um país a duas velocidades”, sublinhou o ministro Poiares Maduro, referindo-se às perdas no âmbito do desenvolvimento económico-social que afetam os territórios de baixa densidade. Durante a visita, o ministro sublinhou a importância de trazer crescimento económico e emprego aos territórios de baixa densidade através dum aumento da competitividade económica, lembrando que, no próximo quadro de apoio comunitário (2014-2020), as infraestruturas não serão prioridade. “A competitividade encontra-se a partir daquilo que existe no território, dos produtos tradicionais, dos recursos naturais que aqui existem. No caso de Castro Marim, por exemplo, valorizar o sal através de uma capacidade de comercialização diferente, da criação de novos produtos, aquilo que tem vindo a ser feito mas potenciado”, realçou o ministro Poiares Maduro.
Identificar, valorizar, inovar, comercializar e internacionalizar aquilo que é único de cada território, serão então as diretrizes de aproveitamento dos próximos fundos europeus. “Queremos um país competitivo e um país coeso em termos territoriais e sociais e, para isso, o fundamental é trazer atividade económica a estes territórios”, salientou o ministro.
No seguimento desta visita, amanhã o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, assinará em Monchique os protocolos que garantem a instalação de Espaços do Cidadão em Odeleite, Azinhal e Altura.