Passeio comentado sobre “A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim"

Cultura

Decorreu hoje, em Odeleite e Foz de Odeleite, um passeio comentado sobre “A Arte da Ornamentação das Casas de Odeleite e Castro Marim”, com a arquiteta Marta Santos.

A ornamentação das fachadas, recorrendo a várias técnicas de revestimento, como as caiações, marmoreados, escaiolas, esgrafitos e trabalhos de relevo em argamassa, para além das suas exigências técnicas e construtivas, revelam a existência de uma classe operária especializada e organizada de artífices, bem como as motivações e gosto dos seus encomendadores.

O concelho de Castro Marim destaca-se pela originalidade e erudição destas técnicas de revestimento, evidenciando uma rede organizada e especializada de mestres construtores e de uma encomenda esclarecida na arte de ornamentação da casa, não apenas na arquitetura da cidade como na dos núcleos rurais.

Esta foi uma iniciativa promovida no âmbito da programação dos Mercadinhos na Aldeia (1º domingo de cada mês, em Odeleite), promovida pelo Município de Castro Marim e Junta de Freguesia de Odeleite.