“Redescobrir os Segredos do Algarve” nos encantos de Castro Marim

Patrimónios
Turismo

“Redescobrir os Segredos do Algarve”, foi o repto lançado pela Região de Turismo do Algarve a um grupo de operadores turísticos, agentes de viagens e jornalistas. Ontem foi o dia de visitarem Castro Marim e desfrutarem de um “reino encantado”, já conhecido pelo seu património histórico, mas com muitos segredos por revelar.

O ponto de partida foi a Colina do Revelim de St. António, com uma arrebatadora vista de 360º sobre o território, mais concretamente para a Reserva Natural do Sapal, recortada pelas salinas, e para o Rio Guadiana, que aqui se desenha entre a vila, Ayamonte e Vila Real de St. António. Com uma excelente panorâmica também sobre Castro Marim, foi genericamente apresentada a Área de Reabilitação Urbana (ARU) e os projetos públicos e privados aí previstos para os próximos anos, entre os quais o novo hotel de 4 estrelas, previsto para 2020.

Os segredos continuaram a revelar-se no Castelo de Castro Marim. 1ª Sede da Ordem de Cristo, baluarte de defesa do Algarve, palco do maior evento do concelho, os Dias Medievais, no Castelo explora-se agora outro atrativo – a Porta do Mar, que permitia o acesso direto ao bairro da Ribeira, extramuros, e ao cais de desembarque. No início da Guerra da Restauração, em 1641, foi entaipada para a conformação de um Baluarte virado a nascente, que recebeu o nome de Baluarte de Malpique.

A caminhada pelo centro histórico abriu o apetite e a manhã terminou num apelo aos sentidos. No mercado local de Castro Marim, o grupo pode contactar com artesãs de tecelagem e empreita e degustar algumas delícias gastronómicas, numa antecipação do almoço que se seguiria no Restaurante Bela Vista, em Odeleite. Foi ainda apresentado um novo produto promocional, uma pequena lata de conserva que mais não quer que despertar sentidos e promover Castro Marim na sua totalidade, fruto de uma verdadeira parceria entre o município e as empresas privadas.

Já em Odeleite, o grupo pode conhecer todo o potencial das 3 unidades balneares da Barragem e o potencial náutico da mesma. Ícone do concelho de Castro Marim, a Barragem de Odeleite é hoje também conhecida como o Rio do Dragão Azul, símbolo de boa sorte na cultura chinesa.

E quem ainda não ouviu falar do queijo do Azinhal? Foi para aqui que o grupo de dirigiu depois de almoço. A Queijaria Experimental do Azinhal, sob a responsabilidade do município de Castro Marim e da ANCCRAL, alia a tradição à inovação e daqui sai um queijo 100% de leite, 100% natural e 100% tradicional.

Faltava um dos legados que mais orgulha Castro Marim, o de Paco de Lucía. Em Monte Francisco, de onde era natural a mãe do eterno génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco, está a erguer-se um Largo de memorial, que evocará e resgatará um pouco da vida e da obra do músico, compositor e intérprete. Está prevista a criação de um espaço pedonal ajardinado, conjugado com peças artísticas, do pintor Carlos Luz e do escultor Carlos Oliveira, que invocam sensorialmente o artista Paco de Lucía, com alusão ao instrumento que elegeu, a guitarra. No local será ainda instalado um sistema áudio, para disponibilizar aos visitantes o legado musical do génio da guitarra e do flamenco. Com esta vertente de apelo ao nosso lado mais sensorial, este renovado espaço público visa proporcionar, não apenas momentos de lazer, mas um despertar de sentidos.

O dia terminou com a inigualável experiência de assistir ao pôr-do-sol no Praia Verde Boutique Hotel. Com um conceito diferenciado e a oferta de um espaço único e envolvente, este hotel enriquece aquela que é já a praia ex-libris do sotavento algarvio.

Na memória ficaram os aromas, as cores, os sabores e a paz de um concelho que sabe ser singular e é, ainda, um dos maiores segredos por descobrir da região.

Esta foi uma iniciativa da Região de Turismo do Algarve em parceria com o Município de Castro Marim e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Veja AQUI mais fotografias.