Sabores e saberes na Feira da Cabra, a Terra de Maio

Cultura

O Centro Multiusos do Azinhal voltou a ser o epicentro da Terra de Maio – Feira da Cabra, que decorreu entre os dias 24 e 26 de maio e que promoveu os saberes e sabores da Cabra de Raça Algarvia.

O primeiro dia de animação e festividades nesta aldeia do concelho de Castro Marim começou com a inauguração do Núcleo Experimental da Queijaria do Azinhal e Promoção dos Produtos Endógenos, que vai dar à Associação Nacional dos Criadores de Caprinos da Raça Algarvia a oportunidade de apostar na cura do queijo e produção de outros derivados como o iogurte.

A noite encerrou com a primeira cabeça de cartaz deste evento, a cantora portuguesa Micaela, seguida do “Grupo +2”.

O segundo dia da Terra de Maio iniciou com um lado mais científico através da realização de um seminário sobre vários temas como a rede de defesa da floresta contra incêndios, a nova gestão do regadio, as fruteiras tradicionais do Algarve, as atividades de produção primária e pequena indústria, a criação de sistemas alimentares sustentáveis e a Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve.

Outro dos pontos altos deste dia foi a sexta edição do Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia, além da atuação do Rancho Folclórico do Azinhal e do concerto de Buba Espinho, que encheu o recinto.

O último dia iniciou-se com um passeio informal de motorizadas antigas, seguido do concurso de Cabra de Raça Algarvia, que premiou os melhores exemplares.

Após um baile com “Acordeanima”, o cantor popular português José Malhoa subiu ao palco para animar todos os presentes e encerrar a Feira da Cabra em grande.

Showcookings, demonstrações equestres, bailes, exposição de animais, espaço infantil, feira de produtos regionais, demonstrações de artesanato, passeios de burro, tiro com arco, workshops e ateliers também faziam parte da programação deste ano.

A Terra de Maio afirma-se como uma distinta e genuína feira de produtos com valor acrescentado, do mar à serra, deste Algarve que tanto tem para oferecer além de sol e praia e foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal.