Se fosse um arquivo: Viagem poética em Castro Marim

Cultura

“Uma Viagem poética”, foi assim a despedida de um projeto que acompanhou pessoas, lugares, emoções e memórias no território de Castro Marim e que encerrou este ciclo no passado dia 9 de setembro, um trabalho do projeto Particular Universal, coordenado pelo parceiro Teatro do Vestido.

“As Vozes das Memórias”, assim se chamou a esta recolha de histórias realizada ao longo de ano e meio com a comunidade castromarinense, um projeto de cultura popular e cultura erudita, de artistas emergentes e experientes, que criaram com quem carrega os valores culturais da comunidade.

Numa viagem muito especial, trouxe-se a recolha realizada em várias povoações do concelho aos locais que mais marcaram e ditaram o percurso desta iniciativa - Castro Marim, Azinhal, Furnazinhas e Almada de Ouro. Foram-se narrando e representando as partilhas destes meses, um trabalho foi desenvolvido pela equipa do Teatro do Vestido, em colaboração com artistas, organizações e pessoas locais, conduzindo os espectadores numa viagem por histórias que merecem ser inscritas na memória coletiva destes lugares.

“Acreditamos que estas parcerias também fazem crescer Castro Marim no cenário cultural do país”, sublinha Filomena Sintra, vice-presidente do Município de Castro Marim, agradecendo à Particular Universal pela ousadia de promover e potenciar projetos com menor massa cultural, mas que trazem a diversificação e a diferenciação que a cultura precisa.

• Projecto financiado por: Iceland, Liechtenstein, Norway Grants
  • Operador do Programa: República Portuguesa - Cultura | Direcção-Geral do Património Cultural
  • Organização: Out.ra
  • Parceiros: Câmara Municipal de Castro Marim, Filho Único, nyMusikk, Teatro do Vestido