Tributo aos Arrieiros no 7º Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor

Cultura

No passado sábado, dia 30 de Julho, Altura voltou a receber o 7° Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor. Foi mais um sucesso desta iniciativa, agora retomada, que junta em palco grupos etnográficos de diferentes regiões do país, num tributo aos costumes, usos, danças e músicas que as caracterizam.

O encontro contou com a participação do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor (Altura, Castro Marim, Algarve), Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (Coimbra, Beira Litoral), Rancho Folclórico da Casa do Povo Glória do Ribatejo (Salva Terra de Magos, Ribatejo).

Neste regresso, que foi a 7° edição do evento, a figura popular de destaque foi o arrieiro, que eram aqueles que preparavam e conduziam os animais de carga nos transportes.

A iniciativa foi uma organização da Associação Cultural Amendoeiras em Flor, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Altura, bem como da Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve, Fundação Inatel e ainda o apoio de muitos comerciantes locais.