UTL de Castro Marim em Workshops de Pintura de Cal

Cultura
Desenvolvimento
Educação
Patrimónios

A UTL (Universidade do Tempo Livre) de Castro Marim participou na passada sexta-feira, dia 12 de abril, num workshop de Pintura de Cal, que teve lugar no Revelim de St. António, em Castro Marim.

Cerca de 50 formandos participaram nesta experiência criativa, onde tiveram oportunidade de aprender a confecionar tintas artesanais à base de cal e a usá-las em peças decorativas. Nesse dia foram usadas placas de gesso e o papel, num formato de postal. O grupo inspirou-se muito no património cultural de Castro Marim, desde a atividade salineira até à arquitetura tradicional.

Outras ações do género têm sido promovidas e fazem parte da agenda da UTL neste ano letivo, procurando continuamente alargar o leque formativo dos formandos e a máxima interação com a comunidade, bem como aproveitar também a UTL como plataforma de promoção do potencial do território e património castromarinense. Este ano, para além da introdução da oferta formativa ligada às Danças de Salão, a autarquia procura estimular a capacidade criativa aliada à diferenciação e ao empreendedorismo. Neste sentido, têm-se organizado visitas de estudo e ateliers com projetos inovadores da região, como o “Loulé Criativo”, que promove um programa diversificado de turismo criativo, garantindo autenticidade e interação com a cultura local nas experiências oferecidas, através de uma organizada rede de parceiros, como é o caso da “Barroca”, que deu a formação de Pintura de Cal.

A Universidade do Tempo Livre de Castro Marim é um projeto desenvolvido em colaboração com a Associação Odiana, num investimento estimado em cerca de 30.000 euros.

Mais imagens sobre esta notícia: