Workshop promoveu Sabores & Saberes de Odeleite

Cultura

Decorreu no domingo o primeiro dos workshops “Sabores & Saberes de Odeleite”, uma iniciativa da Junta de Freguesia em colaboração com a Associação Social da Freguesia de Odeleite que pretende preservar a herança imaterial deste território.

Esta é a 2ª edição da iniciativa e começou com doçaria da época, “Figos Cheios e Estrelas”. Cerca de 10 pessoas aprenderam a fabricar estas iguarias, ao mesmo tempo em que decorria o “Mercadinho na Aldeia”, onde se encontra artesanato, doces regionais, queijo de cabra artesanal, compotas artesanais, produtos hortícolas e muitas outros produtos locais, uma iniciativa mensal que pretende também valorizar este território e os seus recursos endógenos e estimular a comercialização dos mesmos.

O próximo workshop de “Sabores & Saberes de Odeleite” realiza-se no dia 01 de dezembro e é dedicado aos doces de Natal, das filhoses às empanadilhas e muitas outras iguarias.

No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, mas é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceu a iniciativa dos “Sabores & Saberes de Odeleite”, que quer também que levar os interessados para as aldeias e montes de onde os mesteres são “originais”, promovendo um contacto com as gentes da serra e os seus modos de estar e de viver.

Esta iniciativa será regularmente promovida, com o apoio do município de Castro Marim, impulsionando as muitas outras artes, ofícios e sabores que podemos encontrar neste território. Para se inscrever deverá usar os seguintes contactos: 281 495 148 | geral@jf-odeleite.pt.