Programa de Combate ao Tabagismo atinge a 1000.ª consulta e celebra uma década de sucessos no combate ao vício

Saúde

O Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Castro Marim atingiu na quinta-feira, dia 6 de novembro, a 1000.ª consulta com mais um cidadão que pretende abandonar de vez com o vício do tabaco.

Este programa, durante a última década, já fez com que perto de 800 tenham deixado de fumar ao fim de um ano, com uma taxa de sucesso de 82,37%, vindos de localidades como Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira, Faro, Mértola, Almodôvar, Portimão, Loulé e Lisboa e de países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.

A iniciativa trabalha nas vertentes da sensibilização e da motivação para deixar de fumar, com apoio aos fumadores durante todo o processo, iniciando-se com uma consulta de cessação tabágica com o médico e ex-presidente do Município de Castro Marim, Francisco Amaral.

No âmbito deste projeto, nos últimos anos, têm sido promovidas diversas campanhas de sensibilização, jantares de convívio de ex-fumadores e ainda a instalação de uma escultura localizada na Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, intitulada de “Eco-Pulmão”, da autoria de Carlos Correia.

Ao longo dos anos esta iniciativa tem vindo a ser destacada a nível nacional e internacional pelos seus excelentes resultados, que já foram apresentados em vários congressos de saúde por todo o país e em Espanha.

Para marcação de consulta ou obter mais informações deve contactar através do telefone 961 010 169.

Mais imagens sobre esta notícia: