Realizador português filma tradições musicais do concelho de Castro Marim

No âmbito do projeto “A música Portuguesa a gostar dela própria”, o realizador Tiago Pereira visitará Castro Marim para gravar dois vídeos de duas tradições seculares do concelho, a marcadinha e o serão de acordeão.

“A Música Portuguesa a gostar dela própria” é um projeto que tem por objetivo defender, valorizar e promover o património musical português tendo por lema “um povo sem memória não existe”, registando as diversas tradições musicais seculares do nosso país.

Assim, está agendado um Serão de Acordeão na localidade de Rio Seco, no dia 4 de Janeiro, pelas 21h30, que permite recriar este evento típico do concelho de Castro Marim e permitir gravar filmagens desta tradição secular.

Tiago Pereira e a sua equipa percorrerão ainda vários locais do concelho para captar filmagens da tradição musical “a marcadinha”. As filmagens têm como propósito, criar um espólio do património imaterial musical português, que permita “trazer a música para a rua”, ampliar o seu valor e criar o gosto pela música portuguesa.

A Câmara Municipal de Castro Marim associa-se a este projeto, em colaboração com a Associação de Acordeonistas do Algarve e o Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, procurando afirmar as raízes culturais das suas gentes e contribuir para a preservação dos seus costumes através de registos audiovisuais.