Grupos Culturais
Os grupos culturais de Castro Marim constituem uma mais-valia no desenvolvimento da comunidade local.
As associações sediadas no Concelho são maioritariamente de âmbito cultural e recreativo e a sua atividade, de uma forma geral, consiste em defender e a reforçar a participação dos cidadãos na vida social.
Desenvolvem atividades de índole popular, etnográfico, desportivo e, ainda, atividades ligadas às artes performativas, nomeadamente à música e à dança.
Em 1916 existia em Castro Marim uma Banda Musical conhecida pela “Canairinha “ que, passado alguns anos, se extinguiu.
Durante algum tempo, houve um interregno musical até que voltou a aparecer uma nova Banda Musical, que tomou a designação de “Euterpe “ que também se extinguiu algum tempo depois.
A Sociedade Recreativa e Popular Banda Musical Castromarinense foi fundada em 04 de Maio de 1924, conforme podemos verificar pelos Estatutos existentes e devidamente legalizados. Assim, nasceu a atual Banda Musical Castromarinense.

Desde o seu nascimento, a Banda Musical foi dirigida por vários Regentes, entre os quais destacamos o Prof. Veloso dos Santos, Marçal, Manuel Lopes Móia, Júlio dos Reis e Manuel Samúdio Nogueira que, com muito sacrifício das suas vidas particulares, fizeram com que a Banda seja ainda hoje uma realidade viva.
Em 1976, é criada a Escola de Música, ainda hoje em atividade, com o fim de dar formação musical a jovens de ambos os sexos, a partir da qual alguns têm vindo a integrar várias Bandas e Orquestras do País, como profissionais.
Atualmente, existem dois Monitores na Escola, que é frequentada por cerca de 26 alunos, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 19 anos.
No presente, a Banda Musical Castromarinense é formada por cerca de 40 músicos, todos amadores, com idades compreendidas entre os 8 e os 40 anos, deslocando-se a todas as partes do País e Espanha, com especial relevo para uma deslocação em Agosto de 2000, à Ilha de S. Miguel -Açores, para participar nas Festas do Santíssimo Sacramento.
No dia 24 de Junho de 2001 (Dia do Município de Castro Marim), a Banda foi agraciada, pela Câmara Municipal, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.
Atualmente a Banda Musical é regida pelo Maestro Bruno Correia.
S. R. Popular /Banda Musical Castromarinense
Casa da Música
Traseiras da Rua 26 de Janeiro
8950-129 Castro Marim
Telefone: 281 531 362
O grupo de dança “Arutla”, do Clube Recreativo Alturense, é composto por crianças de Altura, Vila Nova de Cacela e Castro Marim, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.
Com bastante empenho e dedicação, aprendem uma variedade de disciplinas e técnicas, incluindo, ballet clássico, contemporâneo e musical theater sendo a dança Jazz a sua principal influência.

Dirige estas crianças a professora Laura Pook, natural do Reino Unido e formada na escola superior de dança de Liverpool, é igualmente responsável pelas coreografias. Após uma carreira de bailarina profissional, Laura escolheu o nosso País para viver.
Grupo de dança Arutla do Clube Recreativo Alturense
Rua da Alagoa nº1
8950-414 Altura
Contacto: https://www.facebook.com/lovetodance.arutla
O Rancho Folclórico do Azinhal tem a sua sede na aldeia do Azinhal, uma aldeia situada no nordeste do sotavento algarvio, no Concelho de Castro Marim.
O Rancho Folclórico do Azinhal transporta-nos aos anos 30 e 40 do século passado, tanto nos seus trajes que representam as várias classes sociais existente no Concelho, onde é de destacar o da rendilheira de bilros, que é um ícone desta Freguesia, e do salineiro de Castro Marim. O seu vasto repertório musical é, sobretudo, constituído por corridinhos, bailes de roda, marcadinhas e o tão conhecido Baile mandado.

Organiza, anualmente, vários eventos de carácter cultural e religioso como o seu festival de folclore no mês de Julho e a procissão em honra de Santa Barbara, no primeiro domingo de Maio.
O Rancho Folclórico do Azinhal, ao longo da sua existência, tem levado as suas tradições de Norte a Sul do nosso país, através da participação em diversos festivais de folclore e outros eventos. Fundado a 1 de Março de 1989, o Rancho Folclórico do Azinhal é composto por 40 elementos.
Rancho Folclórico do Azinhal
Rua de Santa Bárbara,
8950-033 Azinhal
O Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor é um grupo cultural que nos convida a fazer uma viagem ao passado, à obra artística e às tradições populares de Castro Marim. Sediado na antiga escola primária de Altura foi fundado em Janeiro de 2014.
No dia 29 de fevereiro de 2020 foi formalizada a subida de nível da Associação Cultural Amendoeiras em Flor para sócio efetivo na Federação do Folclore Português, o resultado e a elevação do trabalho, empenho e compromisso que a Associação tem tido para com a identidade cultural do território. O presidente da Federação do Folclore Português, Daniel Café, enalteceu a identidade deste grupo, que “espelha as suas gentes, com uma seriedade no trajar que não tem arrogância nem riqueza desmesurada”, acrescentando que as Amendoeiras em Flor promovem um trabalho que os lança “no patamar dos mais representativos do Algarve”.

O grupo procura fazer um trabalho de valorização das tradições ligadas à dança ao património material e imaterial desta região, representando as classes sociais mais baixas e os seus ofícios existentes no Concelho no princípio do século passado, onde é de destacar: os salineiros, a candongueira, pescadores e mariscadores, agricultores, a vendedora de galinhas, a mulher da empreita e a aguadeira.
Associação Cultural Amendoeiras em Flor
Rua da Liberdade, Altura
Telemóvel: 965213125