Lula Pena é a próxima artista em residência em Castro Marim, no âmbito da curadoria artística da Filho Único, parceira do projeto Particular Universal.
Lula Pena é uma cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa, tesouro partilhado de todos os lusófonos de coração, e autora cuja fascinante abordagem à Canção popular global é radicada numa expressão artística singular que entretece tantas e diversas tradições de música, som e poesia.
No decorrer da sua residência em Castro Marim, propõe-se "pesquisar e compor em tempo real um instante-acústico-poético para Cordas", sendo que à habitual combinação de voz (nas mais diversas línguas mediterrânicas) e guitarra se projeta a introdução de novas explorações na lira.
Do concerto é de esperar talvez alguns primeiros resultados desta lírica pesquisa e, de certeza, a costumeira excelência a que já nos habitou.
O projeto Particular Universal centra-se no Município de Castro Marim, no qual, até setembro de 2023, se desenvolverão atividades de co-criação artística ligadas aos temas da identidade, da memória e da paisagem sonora. O projeto inclui diferentes módulos de trabalho em volta de conceitos e estratégias complementares, como a criação de um arquivo sonoro, de um arquivo comunitário para as "Vozes da Memória" e diversas residências artísticas temáticas dirigidas a criadores portugueses, noruegueses e internacionais direcionadas para a produção e apresentação de obras de teatro, novas músicas e sound-art. Os métodos empregues neste projeto estão intimamente ligados a conceitos como os de imersão, documentação, inspiração e colaboração, e traduzem-se no envolvimento da população local, através de workshops e entrevistas conducentes à produção de obras de teatro comunitário, gravações sonoras de campo, instalação, composição e apresentação acústica e eletrónica, intercâmbios e mentoria.
