Castro Marim acolheu Encontro Empresarial Transfronteiriço

Desenvolvimento
Turismo

Castro Marim acolheu ontem, dia 13 de novembro, num dos seus empreendimentos de excelência, o Castro Marim Golf & Country Club, uma iniciativa conjunta dos municípios da Eurocidade e da Odiana, em colaboração com uma alargada rede de parceiros – “Encontro Empresarial Transfronteiriço”.

Na essência, foi um espaço de debate e aprendizagem sobre empregabilidade transfronteiriça, oportunidades, constrangimentos, incentivos e também a aprendizagem com outros modelos económicos transfronteiriços, especialmente na área do turismo, tendo para tal contado com a participação de especialistas e empreendedores de outras zonas de fronteira. A iniciativa contou ainda com a apresentação do projeto EuroGuadiana 2020.

“Destaca-se o relevante papel da Odiana na construção deste espaço de fronteira, enquanto espaço de oportunidades, mas evidencia-se também a s dificuldades destes 20 anos na persecução de objetivos estratégicos, muito à conta da assimetria regional que a cada ano vimos agudizar. Mesmo assim a Odiana e os municípios do Baixo Guadiana e da Eurocidade têm merecido um especial carinho por entidades como a CCDR, o IEFP e UAlg, hoje aqui representados. Um agradecimento especial aos empresários que ao longo destes anos têm tido a visão e disponibilidade para colaborar nesta estratégia territorial e numa área tao bonita quanto inóspita. Destacaria aqui a Nautiber - Estaleiros Navais do Guadiana, que desde a primeira edição do Programa Rede, em 1999, tem promovido estágios profissionais qualificados, que são hoje os seus principais quadros técnicos da empresa”, realçou a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, que esteve na mesa de abertura com a presidente da Associação Odiana, Conceição Cabrita, a Consejala de Cooperação Transfronteiriça de Ayamonte, Remédios Sánchez, a Delegada Regional do IEFP, Madalena Feu e Alicia Jariego, do Servicio Andaluz de Empleo.