Castro Marim comemora “Dia Mundial da Criança” com Ateliê do Pão

Educação

No âmbito das comemorações do “Dia Mundial da criança”, os alunos do 1º ciclo e do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Castro Marim puderam aprender hoje a fazer pão “caseiro”! A iniciativa foi enquadrada na exposição agora patente na Casa do Sal “Mercados, Letras e Artes”, que integra, até ao dia 18 de junho, várias ações multidisciplinares, que estimulem e apelam à adoção de um estilo de vida saudável.

Promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim e empresa municipal Novbaesuris Castro Marim, o ateliê do pão desenvolveu-se em duas ações, na Casa do Sal, pela D. Hortense, e na Escola de Altura, pela D. Arminda Saboia. Os alunos que participaram puderam “meter a mão na massa”, numa promoção e valorização dos patrimónios dos saberes de Castro Marim, bem como dos nossos recursos endógenos, já que é o “melhor sal do mundo” que tempera este pão.

O Dia Mundial da Criança foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o bem-estar da criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança. A efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa dos estados membros das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, foi reconhecido pelas Nações Unidas, que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.