Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal recebeu professores e apresenta potencialidades do território para a educação ambiental
O Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheu na quarta-feira, dia 2 de outubro, uma receção aos professores dos agrupamentos escolares dos dois concelhos.
Durante a sessão, promovida pelo segundo ano consecutivo pela Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, foi promovida a área natural e um conjunto de atividades na área da educação ambiental que podem ser desenvolvidas no território.
Esta iniciativa pretendeu ainda promover a Reserva e preservá-la através da comunidade de educação dos dois concelhos do sotavento algarvio, com apresentações da oferta educativa do Instituto de Conservação de Natureza e Florestas, do projeto Sal C e ainda do projeto Fosteam@SOUTH da Universidade do Algarve.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, presente na sessão, considera que “a valorização dos recursos passa por um processo educacional que crie paixão, sentido de pertença e o despertar da importância para o cuidar e valorizar. Não há melhor mensageiro deste desígnio do que a comunidade educativa, para garantir a sustentabilidade dos territórios, com um património inigualável”.
Para terminar, os docentes dos dois concelhos ficaram ainda a conhecer a mais recente exposição permanente daquele centro interpretativo, que está muito direcionada para as camadas mais jovens.