Eurocidade foi palco da 25ª «X Milhas do Guadiana»

Desporto

A Eurocidade do Guadiana foi ontem, dia 6 de novembro, pelo 25º ano consecutivo, o cenário da «X Milhas do Guadiana», prova transfronteiriça que voltou a unir as duas margens do Rio Guadiana, com um percurso único, com a travessia da Ponte Internacional, num total de 18 quilómetros que ligou Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António (Portugal).

Na geral feminina, a grande vencedora foi Ana Dias (Clube Desportivo Areias de São João), com o tempo de 1h08m25s, seguida de Ana Cabecinha (Clube Oriental do Pechão), a 3m40s da vencedora e de Clare Elms (Dulwich Runners), a 4m17s. A prova masculina foi mais renhida e de grande emoção até ao final, com a vitória a ser conseguida nos instantes finais pelo atleta, Paulo Soares, do Clube Desportivo Areias de São João, com o tempo de 1h01m13s. Na segunda posição, João Cruz (Beja Atlético Clube), a apenas 29s do vencedor, e logo atrás, a 31s, o atleta espanhol do Ciudad de Lepe, Jose Medina.  

Foram cerca de 800 atletas, de vários escalões, masculinos e femininos, que estiveram presentes na já emblemática prova «X Milhas do Guadiana», única na modalidade, que pretende a divulgação desportiva, cultural e turística das localidades transfronteiriças de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte, promovendo o território no seu conjunto.

Esta iniciativa foi organizada pela Comissão Mista Desportiva, constituída pelas Câmaras Municipais de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte, pelo Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte, pelo Grupo Desportivo Picnic, pelo Clube de Atletismo de Ayamonte, Complexo Desportivo de VRSA e Eurocidade do Guadiana.