Eurocidade Ibéricas reúnem-se para planificar estratégias e experiências conjuntas

Desenvolvimento

As Eurocidade Ibéricas reúnem-se na próxima segunda-feira, dia 6 de março, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, para partilhar experiências e estudar a realização de projetos conjuntos. Para além da Eurocidade do Guadiana (Castro Marim, VRSA e Ayamonte), estão convidadas as Eurocidades de Chaves - Verín e Tui – Valença do Minho, na fronteira da Galícia com o Norte de Portugal, a Eurocidade Basca, na fronteira franco-espanhola, e a Eurocidade Elvas – Badajoz, entre a Extremadura e o Alentejo.

As Eurocidades são projetos pioneiros na União Europeia, que têm vindo a demonstrar que é possível adotar uma cidadania europeia, que ultrapasse a mera cooperação institucional e em que se utilize a fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e socioeconómico.

Esta reunião da Rede de Eurocidades Ibéricas vem explorar soluções para problemas que existem nestes territórios transfronteiriços e que, habitualmente, não dependem da atuação das autoridades locais, regionais ou até nacionais. Promover uma maior partilha e potenciar a troca de conhecimentos e experiências adquiridas nestas estruturas de cooperação territorial de proximidade é o principal objetivo desta iniciativa.