IFRRU 2020 – “Qual a importância da reabilitação urbana no Portugal 2020 como alavanca de desenvolvimento dos nossos centros urbanos e da competitividade do país?”

Desenvolvimento

Nas palavras de António Dieb (Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (ADC), «Em reconhecimento da importância das cidades na aplicação da estratégia Europa 2020, a dimensão urbana da política de coesão foi consideravelmente reforçada no período de programação 2014-2020. Tal é particularmente evidente no que diz respeito ao FEDER, assumindo a determinação de que os Estados-Membros devem afetar para o apoio a estratégias de desenvolvimento urbano integrado, pelo menos, 5 % da dotação do objetivo de investimento no crescimento e no emprego, o que se veio a concretizar nos Programas Operacionais do PT 2020.

Nesse contexto, as intervenções nos centros urbanos de maior dimensão encontram-se ancorados em planos estratégicos de desenvolvimento urbano (PEDU) que abrangem diferentes dimensões de forma integrada, designadamente no âmbito da mobilidade, da reabilitação urbana e da revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas. Em todos os territórios, as intervenções de reabilitação urbana são enquadradas em planos de ação de regeneração urbana.

O IFRRU 2020 contribui deste modo para a valorização e o fortalecimento do sistema urbano nacional enquanto condições fundamentais para a qualidade de vida das suas populações, bem como para a prossecução dos objetivos e prioridades estabelecidos por Portugal e pela Europa, estabelecidos no PT 2020, de promover a competitividade da economia nacional, a coesão social e o desenvolvimento sustentável do país.»

Leia na integra a GRANDE ENTREVISTA do Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (ADC), entidade que coordena a gestão dos fundos europeus em Portugal, na IFRRU 2020 NEWS Nº 2.

Consulte:

Subscreva a IFRRU 2020 NEWS.

O IFRRU 2020, instrumento financeiro do PORTUGAL 2020 criado no âmbito do Ministério do Ambiente, oferece-lhe as condições mais favoráveis para avançar com o seu projeto de investimento.