“Mercadinho na Aldeia” e “Prato Certo”, duas iniciativas que apelam à dieta mediterrânica

Saúde

Este domingo foi dia de ir às compras a Odeleite e de conhecer o “Prato Certo”, uma unidade móvel de educação alimentar que tem vindo a promover ações itinerantes de alimentação saudável e acessível.

E que melhor palco para esta ação, senão um dos locais onde se encontram alguns dos melhores e mais saborosos produtos da serra algarvia? O Mercadinho na Aldeia, uma iniciativa do município de Castro Marim que tem vindo a dinamizar a aldeia de Odeleite e a promover e incrementar a comercialização de produtos locais, acolheu então uma demonstração de confeção de um prato saboroso, saudável e económico, pelas mãos do chef Abílio Guerreiro, com o apoio da nutricionista Catarina Vasconcelos e da equipa Prato Certo. A realçar ainda que os mercadinhos privilegiam também a redução dos circuitos entre o consumidor e produtor.

“O Prato Certo” é um projeto-piloto do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve e pretende estimular a uma alimentação saudável, acessível e saborosa, com base na dieta mediterrânica e que surgiu na sequência de um inquérito que revelou que mais de 50% dos algarvios estavam em situação de pré-obesidade ou obesidade. Consciente desta realidade, o Município de Castro Marim tem-se empenhado em promover uma sólida estratégia de reeducação alimentar, que tem incidido em várias esferas de ação, desde a escolar, passando pela desportiva e até à cultural, fazendo parte dela o programa municipal de combate à obesidade, que já faz a diferença na vida de cerca de 180 aderentes.