Parque Aventura nasce em Odeleite

Ao abrigo do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal e do projeto Baixo Guadiana Desporto, fruto de uma parceria entre várias entidades, a Câmara Municipal de Castro Marim tem em fase de conclusão a instalação do Parque Aventura em Odeleite, junto ao Moinho das Pernadas.

Num custo total de 140 mil euros, 75% dos quais financiados pelo FEDER, este equipamento dispõe de uma estrutura Multi-Atividades, constituída por um sistema de pontes suspensas com meios para escalada e slides. Esta estrutura vai permitir desenvolver o arborismo, uma atividade direcionada para o turismo de aventura, baseada nos desportos radicais com as componentes do lazer e recreação.

Igualmente, integram o Parque Aventura de Odeleite um conjunto de outros elementos que irão potenciar o desenvolvimento de outras modalidades desportivas tais como o Tiro com Arco, a Canoagem, o Btt, o Paintball e a Orientação.

O Parque Aventura de Odeleite assume-se como um eixo estratégico na política de desenvolvimento económico, preconizada pela Autarquia, para aquela freguesia do interior do concelho.

A estratégia delineada consubstancia o envolvimento da aldeia de Odeleite, o aproveitamento da albufeira da barragem e as excecionais condições naturais do local, surgindo como um pólo dinamizador para as atividades físicas e desportivas relacionadas com um turismo ativo e de contacto com a natureza.