União Desportiva Castromarinense certificada como Centro Básico de Formação de Futsal
A União Desportiva Castromarinense foi oficialmente certificada como Centro Básico de Formação de Futsal no sábado, dia 5 de abril, no auditório da sede da Associação de Futebol do Algarve, numa cerimónia que decorreu no âmbito do Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol.
As respetivas placas e diplomas foram entregues ao clube, juntamente com o vereador do Município de Castro Marim, João Pereira, que considerou a ocasião como “um momento de grande significado para o desporto e para a formação dos nossos jovens”.

João Pereira considera ainda que “este reconhecimento é fruto do trabalho sério, dedicado e contínuo desenvolvido por todos os que fazem parte deste clube – dirigentes, treinadores, atletas e famílias – em prol da formação desportiva e humana das nossas crianças e jovens”.
“É com enorme orgulho que vemos entidades do nosso concelho a serem reconhecidas pela sua excelência. Continuaremos a apoiar e a valorizar todos aqueles que contribuem para um futuro melhor através do desporto”, conclui.
O Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol tem como objetivo melhorar, de modo gradual, a qualidade do processo formativo dos jovens praticantes de futebol e futsal, em todas as vertentes, estimulando e apoiando todas as entidades que desenvolvem atividade na área da formação desportiva.
Este processo pretende também, além da subida da qualidade organizacional e formativa dos clubes, assegurar-se o respeito pelas regras de proteção da saúde e segurança dos participantes, bem como o cumprimento das regras técnicas da modalidade.
Permite ainda que qualquer entidade formadora certificada pela Federação Portuguesa de Futebol garanta um reforço das verbas relacionadas com o mecanismo de compensação, em comparação com os clubes não certificados.