Residência artística de Erik Dæhlin - PARTICULAR UNIVERSAL

Local: 
Castelo de Castro Marim
Data: 
25 Março 2022
Horário: 
17h00

O próximo artista em residência no projeto Particular Universal é o norueguês Erik Dæhlin, compositor que trabalha nas intersecções entre Som, Imagem e Texto, produzindo peças de música de câmara, música electroacústica, instalações e outras formas híbridas, e cujo trabalho de investigação académica se ocupa da Memória enquanto material artístico.

Entre os dias 13 e 24 de Março, explorará diferentes locais e ambientes do Concelho de Castro Marim (incluindo a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António, com foco particular no delta do Guadiana), registando as suas impressões em forma de textos, gravações sonoras e fotografias, materiais que trabalhará com vista a uma performance / instalação a decorrer no dia 25, no Castelo de Castro Marim, que posteriormente será espelhada numa peça a apresentar no festival Only Connect, em Oslo, no final de Abril. 

Esta é a primeira das residências artísticas com curadoria da NyMusikk, parceiro norueguês do projeto Particular Universal, financiado pelo mecanismo EEA Grants*, cujo tema é “Memória, Identidade e Paisagem em Castro Marim”.

O website do projecto permitirá acompanhar todas as atividades e eventos associados, e pode ser acedido em www.particularuniversal.pt . 

* “Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt”

Organização: 

Curadoria da NyMusikk, parceiro norueguês do projeto Particular Universal, financiado pelo mecanismo EEA Grants*, cujo tema é “Memória, Identidade e Paisagem em Castro Marim”. Paceria da Direção Geral do Património Cultural, Direção Geral das Artes e Município de Castro Marim.