O próximo artista em residência no projeto Particular Universal é o norueguês Erik Dæhlin, compositor que trabalha nas intersecções entre Som, Imagem e Texto, produzindo peças de música de câmara, música electroacústica, instalações e outras formas híbridas, e cujo trabalho de investigação académica se ocupa da Memória enquanto material artístico.
Entre os dias 13 e 24 de Março, explorará diferentes locais e ambientes do Concelho de Castro Marim (incluindo a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António, com foco particular no delta do Guadiana), registando as suas impressões em forma de textos, gravações sonoras e fotografias, materiais que trabalhará com vista a uma performance / instalação a decorrer no dia 25, no Castelo de Castro Marim, que posteriormente será espelhada numa peça a apresentar no festival Only Connect, em Oslo, no final de Abril.
Esta é a primeira das residências artísticas com curadoria da NyMusikk, parceiro norueguês do projeto Particular Universal, financiado pelo mecanismo EEA Grants*, cujo tema é “Memória, Identidade e Paisagem em Castro Marim”.
O website do projecto permitirá acompanhar todas as atividades e eventos associados, e pode ser acedido em www.particularuniversal.pt .
* “Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt”

Curadoria da NyMusikk, parceiro norueguês do projeto Particular Universal, financiado pelo mecanismo EEA Grants*, cujo tema é “Memória, Identidade e Paisagem em Castro Marim”. Paceria da Direção Geral do Património Cultural, Direção Geral das Artes e Município de Castro Marim.