Festival das Amendoeiras em Flor, 3 dias de casa cheia
Foram três dias de festival com casa cheia. Segundo a organização, da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), passaram pelo festival das Amendoeiras em Flor sete mil visitantes. Caminhadas, música, dança, teatro, gastronomia, artesanato e agricultura fizeram o fim-de-semana na pitoresca aldeia da Alta Mora que, de 3 a 5 de fevereiro, celebrou a paisagem das amendoeiras em flor.
Foram quatro percursos e dez caminhadas para calcorrear os trilhos das amendoeiras em flor, com mais de mil participantes. No mercado, 65 produtores/vendedores e 35 artesãos exibiam as artes do saber e do sabor da serra algarvia e uma diversidade de artistas animava os dois palcos do evento. Grande destaque também para a exposição "Passeio Fotográfico da Esperança", da Associação 1/4 Escuro, para a torta de amêndoa gigante (41m), pelas mãos da doceira Maria Almerinda, e para a plantação de 75 amendoeiras, resultado dos workshops que decorreram durante os 3 dias.
No final, foram apurados sete mil visitantes. A ARCDAA fala em superação total das expetativas. “A fasquia eram os cinco mil mas foram alcançados sete mil visitantes, um número incrível para uma aldeia de interior com menos de 50 residentes”, lembra a organização salientando a importância dos voluntários. “Cerca de uma centena, com destaque para os idosos residentes na localidade, que durante o último mês participaram ativa e orgulhosamente na montagem deste evento, nomeadamente nas limpezas, pinturas, decoração e demarcação de trilhos”.
“O Festival contou desde o primeiro momento com a parceria do Município de Castro Marim, cujo apoio financeiro e logístico foi da maior importância, tal como da Junta de Freguesia de Odeleite”, garante a ARCDAA. A par disso a associação encontrou apoio e colaboração em várias empresas locais e entidades regionais, sem as quais não seria possível a realização do evento.
Na componente estratégica o Festival apresentou-se como uma iniciativa de promoção e revitalização dos valores, tradições e identidade do território, com o grande objetivo de combate à desertificação e ao despovoamento da serra algarvia. A grande meta, garante a ARCDAA, é “afirmar-se como um evento cultural que marca o roteiro turístico da região em época baixa, privilegiando um dos produtos algarvios mais emblemáticos: a amêndoa”.
A sessão inaugural do festival contou com a presença de várias entidades, entre Municípios, Juntas de Freguesia, Associações locais e regionais, Universidade do Algarve, Direção Regional da Cultura do Algarve, Direção Regional Agricultura e Pescas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) Algarve e demais autoridades.
Recorde que o Festival surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres «Amendoeiras em Flor», organizados pela ARCDAA desde o ano 2005. Em 2020 lançou-se a 1ª edição do Festival das Amendoeiras em Flor com o apoio do programa 365 Algarve e do Município de Castro Marim.