Castro Marim vai dar uma nova vida às cápsulas de café com iniciativa pioneira no Algarve

Ambiente

A Câmara Municipal de Castro Marim vai dar uma nova vida às cápsulas de café com uma iniciativa de recolha e reciclagem pioneira no Algarve, apresentada na terça-feira, dia 22 de abril, no Mercado Local da sede de concelho, tornando-se assim no primeiro município algarvio a avançar com este tipo de projeto.

No âmbito da assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Castro Marim e a Recaps, a autarquia do sotavento algarvio vai implementar um sistema comum para a recolha de cápsulas de café, disponibilizando contentores específicos nas Juntas de Freguesia, clubes, no Mercado Local de Castro Marim e nos edifícios municipais, onde os cidadãos poderão entregar as cápsulas usadas.

Qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais que sejam feitas, para que sejam posteriormente totalmente recicladas.

Os invólucros de plástico ou de alumínio irão transformar-se em outros objetos do quotidiano, enquanto a borra de café será utilizada para composto natural, ou seja, será fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

Esta iniciativa envolve ainda produtores, marcas e a Associação Industrial e Comercial de Café, que será um parceiro que incorpora e apoia na divulgação do projeto, assumindo a recolha e transporte das cápsulas do ponto de armazenamento global, encaminhando-as para os centros de reciclagem onde serão transformadas em novos produtos.

O projeto foi apresentado no Dia Mundial do Planeta Terra, no mesmo local onde está patente a exposição “A Água e o Mar”, duas iniciativas que visam a sensibilização para os grandes desafios ambientais e contribuir para contrariar processos como o das alterações climáticas e promovendo uma maior consciencialização e sustentabilidade ambiental.

O Município de Castro Marim assume assim mais uma vez o seu compromisso com a sustentabilidade a economia circular passando por encontrar soluções práticas que incentivem a separação e a correta gestão de resíduos.

No futuro, este projeto será alargado aos agrupamentos escolares.

Mais imagens sobre esta notícia: