Alunos de Castro Marim e Altura foram vigilantes da natureza por um dia
Os alunos de duas turmas do primeiro ciclo de Castro Marim e Altura tiveram a oportunidade de se tornarem vigilantes da natureza por um dia, tendo como cenário a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, numa iniciativa que decorreu no dia 6 de maio.
Trata-se de uma atividade de educação ambiental intitulada “Vigilantes da Natureza de Palmo e Meio”, que está enquadrada no plano de atividades da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António para este ano.

Esta iniciativa tem como objetivos dar a conhecer o importante e vasto conjunto de ações que os vigilantes da natureza assumem na proteção, o território onde os alunos residem, promover o conhecimento da biodiversidade e a importância do seu território do ponto de vista ambiental, despertar o seu interesse pela conservação e promover o contacto com a natureza e espírito de equipa.
As crianças realizaram uma saída de campo, onde estrearam a farda oficial e detetaram ocorrências no meio natural, seguindo-se agora trabalho em sala com a redação e ilustração de relatórios, para posteriormente serem enviados a entidades com papel interventivo no território.
A iniciativa conta o apoio do Fundo Ambiental e do Município de Castro Marim, a organização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e é promovida pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Castro Marim.