Dia Mundial da Juventude: Jovens em ação em Castro Marim por um futuro melhor
Esta terça-feira, dia 12 de agosto, celebra-se o Dia Mundial da Juventude. Os jovens do concelho de Castro Marim estão imparáveis, participando em várias iniciativas, sempre com o pensamento num futuro melhor para o mundo.
Começando pelas Férias Ativas de Verão, que tiveram início em julho e terminam no final do mês de agosto, as crianças e jovens de Castro Marim dos 6 aos 15 anos têm participado diariamente em inúmeras atividades, de várias áreas.

Futsal, música, gaming, lasertag, arvorismo, skate e iniciativas na Biblioteca Municipal e na Piscina Municipal são alguns dos destaques, além da grande novidade da edição deste ano: o projeto piloto de Tecnoaventuras 5.0, que tem demonstrado ser uma aposta ganha e um grande sucesso.
Este novo projeto junta as crianças, os jovens e a tecnologia, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude e a associação Young Link, pretendendo integrar as áreas prioritárias tecnológico-científicas e decorre em apenas 10 concelhos a nível nacional, com o objetivo de oferecer uma experiência geracional às crianças e jovens entre os 6 e os 10 anos, em vertente tecnológica de ocupação de tempos livres.
Esta iniciativa aborda temáticas como robótica, programação, inteligência artificial e comunicação digital, além de atividades alternativas como visitas e jogos.
Devido ao sucesso desse projeto piloto, um dos grupos das Férias Ativas de Verão recebeu a visita do vice-presidente do conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Paulo Santos, acompanhado pelo diretor regional da mesma entidade, Custódio Moreno.
A visita decorreu na segunda-feira, dia 11 de agosto, no Centro Escolar de Altura, tendo a comitiva ficado a conhecer os trabalhos que têm vindo a ser realizados no âmbito deste projeto inovador e tecnológico, bem como dos espaços e materiais utilizados.
As Férias Ativas do Município de Castro Marim receberam recentemente um prémio de excelência autárquica, intitulado “Campo de Férias”, pela Cidade Social, sendo os menores acompanhados de outros jovens monitores.
Ao mesmo tempo, durante o mês de agosto, tem vindo a decorrer o projeto Just a Change, que consiste na reabilitação de casas localizadas no concelho, por voluntários, em parceria com a associação sem fins lucrativos.
Esta associação tem como objetivo o combate à pobreza habitacional através da renovação de casas de pessoas vulneráveis e que vivem em condições precárias, com a participação de cerca de 30 voluntários desde jovens estudantes universitários, médicos, enfermeiros ou designers.
Pretende-se assim dignificar habitações degradadas, proporcionar esperança e estabilidade a famílias em risco, em articulação com o novo Regulamento de Ação Social do Município de Castro Marim e a parceria com outras entidades.
Desde há duas semanas estão a ser reabilitadas três casas em Castro Marim, Corujos (Azinhal) e Corte Pequena (Odeleite), com a supervisão de uma pessoa especializada na área.
Encontra-se também atualmente a decorrer a segunda fase da edição deste ano dos Jovens pelo Ambiente, que nas últimas semanas têm avançado com ações em prol da sustentabilidade, da preservação ambiental e da valorização do território.
Têm sido desenvolvidas ações de limpeza de espaços públicos e nas praias, apanham alfarroba, experienciaram a vivência da salinicultura tradicional e participaram em outras iniciativas no âmbito do Programa Bandeira Azul.