Casa do Sal de Castro Marim volta a acolher Presépio com “o melhor Sal do Mundo”

Patrimónios

Já abriu ao público o Presépio de Sal, na Casa do Sal, uma das maiores atrações do Natal de Castro Marim. O presépio, em exposição até ao dia 6 de janeiro, é composto por mais de 10 toneladas do “melhor sal do mundo”, promovendo e reforçando este grande motor económico, social e cultural de Castro Marim.

a inauguração estiveram presentes os principais rostos desta iniciativa, desenvolvida pela Junta de Freguesia de Castro Marim com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e da empresa Mascarenhas & Mascarenhas, Lda., que cede todo o sal necessário à construção do presépio. A vice-presidente da câmara municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, elogiou o esforço e entrega de todos os que contribuem para o sucesso desta iniciativa, em particular do presidente da junta de freguesia de Castro Marim, Vitor Esteves, e do mentor da magnífica ideia, Andrelino Pena. “É um projeto sociocultural que transfere alma a este espaço e que, em cada edição, procura ter um elemento diferenciador e atrativo, levando o bom nome de Castro Marim, valorizando ao mesmo tempo o nosso “ouro branco””, referiu Filomena Sintra, acrescentando ainda que é uma iniciativa que reforça o espírito da quadra natalícia, um marco da cultura cristã que convida à reflexão.

O Presépio de Sal ocupa uma área de 110m2, onde estão distribuídas mais de 4500 figuras, alusivas à história do nascimento de Jesus, mas também à cultura local deste território, havendo espaço para destacar o trabalho dos artesãos tão intrinsecamente ligado à identidade castromarinense. Aproveitando o trabalho de promoção e valorização que o Município de Castro Marim tem desenvolvido em torno das artes e ofícios do concelho, a vice-presidente sugeriu a criação de catálogo, numa estratégia conjunta de divulgação deste património castromarinense de sabores e saberes.

Neste sentido serão também desenvolvidos ateliês, divulgados posteriormente, para que os interessados possam criar as suas próprias miniaturas para os presépios.

O Presépio de Sal pode ser visitado todos os dias, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, que funcionará entre as 14h00 e as 18h00.