Castro Marim esteve no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém com «O Melhor Sal do Mundo»

Patrimónios
Turismo

A convite do Município de Santarém, o Município de Castro Marim esteve, pela primeira vez, no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorreu de 21 de outubro a 1 de novembro, à luz do tema “Sabores do Mar Português”.

Foi no dia 27 de outubro que o certame celebrou “o melhor sal do mundo”, sob a tutela do Município de Castro Marim, que presenteou os visitantes com um diversificado programa e distribuição de amostras de sal e flor de sal. Presentes estiveram algumas empresas locais, nomeadamente a “Salmarim”, a “Terras De Sal”, a Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia, a “Quinta da Fornalha”, o “Guarita Terrace” e o “Praia Verde Boutique Hotel”, com mostras de produtos gastronómicos, culturais e turísticos do concelho e demonstrações de bar e cozinha, onde o sal e a flor de sal de Castro Marim eram ingredientes chave. “O melhor sal do mundo” foi também trabalhado pelos chefs de cozinha Ricardo Silva e Ricardo Raimundo, que, em diferentes showcookings, apresentaram com singularidade a cozinha regional, valorizando particularmente produtos de Castro Marim (salicórnia, mel, conquilhas, polvo, entre outros).

Na persecução dos objetivos de promoção e divulgação do “melhor sal do mundo”, o Município de Castro Marim ofereceu um pack institucional de sal e flor de sal aos 18 chefs de renome que passaram pelo restaurante Lucky 13, que foi palco da afirmação contemporânea da gastronomia nacional neste evento. Com o mesmo objetivo, foram entregues embalagens de sal e flor de sal a todos os restaurantes presentes no evento.

O programa castromarinense contou ainda com uma degustação enogastronómica e muita animação musical, pelo acordeonista João Pereira.

A participação neste festival, que celebra os sabores da tradição e da inovação culinária, pretende promover o sal de Castro Marim como “O Melhor Sal do Mundo”, conquistando mais espaço no mercado e diferenciando o produto pela excelência da produção artesanal.

O Sal de Castro Marim é extraído manualmente e seco ao sol em plena Reserva Natural do Sapal, o que lhe permite a sua cor naturalmente branca e a retenção de microelementos da vida marinha, contrariamente ao sal industrial, extraído com recurso a meios mecânicos e depurado com sistemas e produtos industriais.

O Festival Nacional de Gastronomia foi uma organização da Empresa Municipal Viver Santarém, em parceria com o Ministério do Mar e com a Secretaria de Estado das Pescas.